O projeto denominado "Os Traçados Invisíveis de Pedro Osório (RS)" foi uma experiência interdisciplinar de
Ensino de Arte, Geografia e História na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Getúlio Vargas. A
proposição do trabalho envolveu o estabelecimento de percursos escolhidos pelos
alunos, a fim de se propiciar um olhar diferenciado sobre a cidade. Neste sentido, buscou-se uma visão que vai
além de prédios, ruas e demais limitações do espaço urbano; enfim, uma leitura
da cidade como produto histórico-social delineado pela vivência, na qual se
constitui a memória e o patrimônio. Para tanto, optou-se pelo uso da fotografia
como forma de registro, posto que tal recurso oferece ao observador uma gama de
possibilidades, enquadramento e infinitas releituras. Além disso, auxilia no
desenvolvimento da poética que, por sua vez, corrobora com a sensibilização e
percepção dos traçados invisíveis aos olhares despreparados. Sendo assim, possibilitou-se
uma construção interdisciplinar de conhecimento, com o propósito de valorizar e
incentivar o fortalecimento dos vínculos identitários e patrimoniais da
comunidade local.
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