Revitalização das salas de aula

Em 16 de agosto de2010 postamos o trabalho: Arabescos do nosso tempo produzidos por nossos alunos, dando continuidade no projeto, hoje temos mais 04 salas de aula com pinturas resultantes do estudo da história da arte ou de releituras de obras de artistas.


1-Turma 7ª/2010- Grafismo indígena brasileiro

Através do estudo da arte indígena brasileira, os alunos desenvolveram o projeto de arte elaborando grafismos, escolhendo a disposição, a forma e as cores. Alguns professores de outras disciplinas, envolvidos com o projeto, deixaram sua contribuição na parede. O resultado pode ser conferido.


2-Turma T3-EJA/2010- Releitura de Sol Lewitt

O estudo dos elementos da linguagem visual (linha/cor) oportunizou o contato com visualidades da obra de Sol Lewitt, depois de produzirem estudos no papel os alunos foram desafiados a desenvolver a visualidade na parede da sala de aula. Na ocasião não dispúnhamos de variedade e quantidade de tinta suficiente, logo optamos por tons claros.






















3- Turma T5-EJA/2010- Grafismos africanos

O estudo da arte africana levou os alunos a buscar padrões têxteis africanos, diante da diversidade de cores e formas, os alunos em pequeno número, apenas quatro, não hesitaram e iniciaram o maravilhoso painel com grafismos africanos.

Obs: No ano de 2010 não foi possível concluir todo o painel e em 2011 não tenho turmas na referida sala, por vezes penso que ele está pronto...


4-Turma T6/2010- Romero Britto para crianças

Os alunos dessa turma estavam concluindo seus estudos em nossa escola, uma turma unida e participativa, logo aderiram o projeto, queriam deixar um presente para escola. Escolheram trabalhar releitura de Romero Britto, pois a sala recebia alunos das séries iniciais em outros turnos, e certamente agradaria a visualidade para as crianças. Os alunos foram incansáveis, basta ver o tamanho do painel nesta sala.

Se arte é produção sensível, se é relação de sensibilidade com a existência e com experiências humanas capaz de gerar um conhecimento de natureza diverso daquele que a ciência propõe, é na valorização dessa sensibilidade, na tentativa de desenvolvê-la no mundo e para o mundo devolvê-la, que poderemos contribuir de forma inegável com um projeto educacional no qual o ensino de arte desempenhe um papel preponderante e não apenas participe como coadjuvante.”

(BUORO, Anamelia Bueno. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. p. 41)


Durante o evento Culturaqui, Nov/2010, recebemos professores e acadêmicos da UFPel que elogiaram o trabalho dos nossos alunos e ficaram surpresos pelo espaço concedido à arte em nossa escola. De fato, existe a valorização à arte. Os projetos são acolhidos, encaminhados e viabilizados pela secretaria municipal de educação.

Através da parceria atingimos os objetivos, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, apreciar e fruir arte; elevaram sua autoestima; a escola está bonita e todos cuidam.


Maria Fernanda Botelho

Comentários

  1. Fernanda, como é bom ver estas iniciativas, ainda mais com a escola toda apoiando. Parabéns! Nosso grupo tem tentado levar um pouquinho de arte e cultura indígena e afro, disponibilizando material e oficinas nas escolas de Pelotas, mas na maioria das vezes, o trabalho só acontece quando nós vamos. Fico orgulhosa de ver que na minha terra a proposta funciona. Parabéns GV!
    Prof. Ana Paula B. Araujo
    Grupo DEA - Design.Escola e Arte (UFPel)

    ResponderExcluir
  2. A sala que tem Sol Lewtitt nós estamos repintando com cores mais alegres e eu estou gostando muito por que é uma turma boa de trabalhar.

    ResponderExcluir
  3. no ano passado minha mãe Mara participou pintando na mesma sala que eu estudo na 61 fico feliz de poder ta participando desse blog parabens GV!!!!!

    ResponderExcluir
  4. A obra de SOL LEWITT a nossa turma estamos pintando novamente com cores Azul Laranja e Amarelo quem escolhe-o ;foi a professora Maria Fernanda.ass;LUCAS BRAGA D´´TURMA 61

    ResponderExcluir
  5. COM A OBRA SOL LEWITT A SALA DE AULA DA ESCOLA FICARA COM MAIS VIDA... E BELEZA


    ASS MATEUS SOUZA 61.

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei fazer esse trabalho foi muito bom.
    Achei muito interessante essas pinturas incrivel.

    ResponderExcluir
  7. Bons tempos eram aqueles que todos se divertiam juntos,poderia ter algumas brigas entre todos,mas qual a turma que não tem algumas disavenças durante o ano.
    Todos sentem saudades talvez dos trabalhos que fizemos,das brincadeiras e das brigas,mas este trabalho foi o que mais chamou a atenção de todos e que mais vamos sentir saudades...As cores usadas,os grafismos que foram desenhados é sobre arte indígena,concerteza jamais esqueceremos...

    ResponderExcluir
  8. Nós adoramos esses trabalhos e adoramos participar.Nós fizemos o da arte indígena.
    Adoramos as cores nós achamos bem interessante apesar de ser só com as cores Vermelho, Preto e amarelo ficou muito bonito.

    NOME: Joice e Joane.
    Turma: 8º

    ResponderExcluir
  9. Achei muito importante as pinturas além de ser uma forma de uniao entre os alunos é um maravilhoso conteudo cultural. Amei participar e ver os projetos culturais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário