3ª Semana Internacional de Arte Educação

       Na última semana de maio de 2014 nossa escola participou da 3ª Semana Internacional de Arte- Educação, evento organizado pela UNESCO , que tem por objetivo promover, divulgar e estimular a educação em arte , em todo o mundo. O tema deste ano é “Arte por uma cultura de paz”
             Organizado pelas arte- educadoras Auta Inês Lucas D’Oliveira , Darcymeri Moraes, Maria Fernanda Botelho e Simone Vara, que  promoveram a “Mostra de Arte Enredadas”, reunindo trabalhos de seus respectivos alunos, trocando trabalhos e instalando nas escolas: E.M.E.F.Getúlio Vargas(p.Osório), Colégio Estadual Getúlio Vargas(P.Osório), E.E.E.F. Pedro Brizolara de Souza(P. Osório) I.E. José Bernabé de Souza(Cerrito), E.M.E.F. Maria de Lourdes (Pelotas)






              Nossa escola também organizou uma atividade coletiva, entre alunos, professores e funcionários  “Vínculos” foi uma proposta do grupo Catavento, onde cada um pintou a sua mão na parede, como uma forma de despedida, já que estamos prestes a mudar de prédio, e também uma manifestação de carinho e pertencimento a escola que não iremos esquecer.












            Encerrando a 3ª Semana de Arte-Educação, foi realizada a premiação do concurso de fotografia “A Escola que não queremos esquecer” , projeto lançado no 54º aniversário da escola.
           As 32 fotografias que concorreram a premiação, foram encaminhadas a acadêmica do curso de Audiovisual da UFPel,  Bettina Wieth, que gentilmente colaborou analisando, classificando, e dando parecer técnico , escolhendo 3  fotografias que melhor atenderam a proposta, observando tema e criatividade.



Os 3º e 2º  lugares ficaram com as fotografias de Larissa Gerald Medeiros, pelo conjunto.
 Parecer de Bettina para o  3º lugar: " Original e bem composta, a posição dos personagens faz a foto se destacar. Bom enquadramento e iluminação." 




parecer 2º lugar: " A foto foi feita no momento certo. É muito geométrica e dá a  sensação de que conta uma história. As cores são ótimas e todos os elementos estão bem compostos, lembra muito alguns trabalhos do fotógrafo Henri Cartier Bresson."




Na ocasião a aluna Larissa recebeu a Menção Honrosa pelo destaque e uma caneca com a imagem da fotografia escolhida.



Em primeiro lugar foi  escolhida a fotografia da aluna Diulia Amaral, que conforme Bettina, melhor atendeu a proposta "Muito bem pensada e enquadrada. A iluminação não é tecnicamente boa, mas cumpre bem seu papel nesse registro. Os "personagens" estão bem posicionados, valorizando muito a composição. Ótima observação do cotidiano na escola. Usar o vidro quebrado em destaque é o que destacou a foto."



A aluna Diulia Amaral recebeu como premiação, uma câmera fotográfica digital adquirida pelos professores de nossa escola, especialmente para este projeto.


Parabéns a todos que participaram do concurso e especialmente às alunas Larissa e Diulia pela qualidade dos registros fotográficos da escola que não queremos esquecer.




Comentários