Patrimônio Cultural

1. O que é bem cultural?

Em seu sentido amplo, compreende todo testemunho do homem e seu meio, apreciado em si mesmo, sem estabelecer limitações derivadas de sua propriedade, uso, antigüidade ou valor econômico. Os bens culturais podem ser divididos em três categorias: bens naturais, bens materiais e bens imateriais.

2. O que é patrimônio cultural?

Patrimônio cultural é a soma dos bens culturais de um povo, que são portadores de valores que podem ser legados a gerações futuras. É o que lhe confere identidade e orientação, pressupostos básicos para que se reconheça como comunidade, inspirando valores ligados à pátria, à ética e à solidariedade e estimulando o exercício da cidadania, através de um profundo senso de lugar e de continuidade histórica.

http://www.iepha.mg.gov.br/sobre-cultura-e-patrimonio-cultural



No passado se tinha uma ideia equivocada de que patrimônio cultural era apenas o conjunto de grandes construções e achados arqueológicos. Porém, hoje se sabe que tem mais valor a representação e identificação de determinada sociedade ou grupo em relação ao bem cultural. Por isso, realizei uma proposta de trabalho aos alunos da 5ª série (turma 51) com a temática do patrimônio. Deixei que cada dupla ou trio escrevesse sobre um bem cultural escolhido por eles (e nesse aspecto não influenciei em critério algum, liberdade total). Os objetivos dessa proposta foram: propiciar que cada aluno desenvolvesse seu próprio conceito de patrimônio cultural; promover a educação patrimonial; valorizar a identidade local; promover um momento de reflexão sobre as condições dos bens culturais de Pedro Osório.
No âmbito geral, os resultados foram satisfatórios. Desde o mais simples até o mais elaborado, o que importa é identificar que os objetivos foram alcançados.


Tatiana Pastorini

Comentários