História e Meio Ambiente

O ato de ensinar é um desafio que precisamos enfrentar cotidianamente na escola. Salas mal estruturadas, indisciplina, falta de interesse e comportamento dispersivo são alguns dos problemas que prejudicam maior assimilação do que é trabalhado. Por isso, planejei uma proposta diferente sobre o estudo dos primeiros habitantes do Brasil: uma saída de campo para observarmos as condições primitivas de sobrevivência do ser humano e o impacto da sua ação no meio ambiente.

Os alunos da turma 51 demonstraram muito interesse através da ampla participação nas tarefas sugeridas.

Na questão ambiental, foi possível observar o equilíbrio natural da relação alimentar do Martim-pescador e a ação humana nesse cenário.

A concentração, a troca de ideias e o relatório sobre as possibilidades de sobrevivência dos primeiros habitantes, bem como a constatação das mudanças provocadas pela ação humana ao longo de sua trajetória histórica, superaram minhas expectativas sobre a saída de campo.

Nesse dia, ouso dizer que não ensinei, mas que aprendemos muita coisa juntos. Trocamos informações sobre nossos conhecimentos.

Agradeço a participação desses alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, bem como a seus responsáveis que autorizaram a saída de seus filhos da escola para participarem da atividade. Além disso, deixo um agradecimento especial ao professor Nei que aceitou me acompanhar a fim de melhor zelar pela segurança dos pequenos.


Alguns relatórios...

Israel Farias e Fabrício


Lourenzo, Iago e Geovane



Jeniffer, Natanael, Camila, João Pedro e Dianiffer

Tatiana Pastorini

Comentários

  1. essa redação foi nos que fizemos

    lourenzo,iago e geovane

    ResponderExcluir
  2. gostemos muito de fazer esses trabalhos .
    by:yasmim e bianca

    ResponderExcluir
  3. tava muito legal otimo vimos ate um passaro tava legal pra carqamba todumundo falando suas ideias !!!!!!!!!! os prof são muitos legais iago e edivan

    ResponderExcluir
  4. Adorei o nosso passeio para o arroio aprendemos que para sobrevivermos na natureza não podemos destroir a natureza porque se nós poluirmos ela , ela pode se revoltar contra nós e até nós machucar
    Lucas , natanael e alexandre.

    ResponderExcluir
  5. nesse dia.ouse dizer que nâo esinei mas aprendemos muita coisa

    Nestor ioost e romario caldeira

    ResponderExcluir
  6. NOS ADORAMOS FAZER O PASSEIO NA PONTE DA ORQUETA COM A PROFESSORA TATIANA NÓS ACHAMOS ALGUMAS CONCHAS VIMOS UM MARTIM-PESCADOR UM COLEGA DA GENTE(EDIVAN VALIN)CAIU NO BARRO E VEIO PARA O COLEGIO IRRITADO MAS A GENTE GOSTOU DO PASSEIO MESMO QUE O EDIVAN TEJA CAIDO NO BARRO NO MEIO DO MATO.
    ASS.DIANIFER E MAIARA

    ResponderExcluir
  7. MARIANE,ISRAEL E ELENITA , NOS GOSTAMOS DO PASSEIO NO ARROIO E DESSE SITE DA ESCOLA .

    ResponderExcluir
  8. Nosso trabalho na orqueta foi bom pelomenos eu achei foi legal porque o ediva caiu no baron

    ResponderExcluir
  9. oi meu nome e camila eu não fui ao passeio mais oque minhas colegas me disseram foi bem divertido.
    tamben me disseram que um dos meus colegas caio no barro e ele ficou bravo e eles voltaram para a escola.
    eu queria ter ido mas eu sei que foi bem divertido.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns professora Tatiana,essa saida de campo foi muito bem aproveitada por todos nós foi uma aula muito divertida onde nós conseguimos entender a vida dos primeiros habitantes atraves de exemplos mostrados na natureza onde saimos da rotina de sala de aula..

    Lourenzo

    ResponderExcluir

Postar um comentário