Pelotas Cultural

AULA: DAS POSSIBILIDADES ALÉM DA PAREDE


Cair no lugar comum seria dizer que uma aula teria muito mais possibilidades de ser considerada “realmente” uma aula – uma boa. Excelente aula – quando livramos aqueles que estudam e aqueles que ensinam das paredes redutoras das instituições.

Senso comum. Diriam alguns. Mas a verdade... é bem diferente. A luta que se faz para fazer um “passeio” ser entendido como aula, é devastadora. Por incrível que pareça, as paredes escolares ainda trazem em sua estrutura um poder nunca visto. Poder de verdade absoluta. Nem citando os gregos e suas aulas pelas cidades às vezes convence os muros e seus poderes monolíticos. Estratos que se edificaram na tradição e no comodismo.

Pois bem. Depois desse breve delirar, faço os meus comentários sobre uma dessas aulas. Dessas aulas onde quem aprende, aprende longe do muro e da parede. Onde é o espaço. Espaço do tempo, da arte e da história que abraça. Une. Agrada e consagra a verdadeira aula. De ar. Com vento e invento. Com imagem som e palavra. Com o movimento dos corpos pelos espaços que dizem que informam e que mostram. Contato. Experiência. Reflexão. Cultura e diversão. Emoção?

Elaborada pelas professoras Fernanda Botelho e Tatiana Pastorini, respectivamente Arte e História, a aula-viagem-passeio-cultura-história, traçava objetivos bem definidos: Conhecer a produção artística dos espaços de Arte da cidade de Pelotas: Catedral São Francisco de Paula e acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.









Propiciar ao aluno o contato com ambientes que retratam o áureo período das Charqueadas em Pelotas – Charqueada São João e o Parque da Baronesa.








Estimular a elaboração de registros pessoais para a assimilação das experiências vividas durante a aula passeio, relacionando o conteúdo estudado;

Propiciar ao aluno a visualização dos meios utilizados_ materiais e técnicas_ na produção artística de Pelotas.

Desenvolver atitudes de autoconfiança, integração, solidariedade e cooperação entre o grupo;

Orientar a percepção da multiplicidade de informações, conteúdos e disciplinas que envolvem a concepção artística e os ambientes visitados.

Além de mim, também o professor Waldon Matias- História, e a professora Lucilene Barbosa-Matemática participaram. Os alunos pertenciam às turmas de sexta série da escola e da Totalidade seis. Eja. Grupo bem interessante, pois mesclavam-se adultos e crianças num mesmo objetivo, e as informações eram assimiladas pelas faixas etárias de cada um e pelo interesse que cada ambiente conseguia despertar.


Ronie Von Rosa Martins


Comentários

  1. que tenhamos outras oportunidades como esta de realizar aula além da parede. Obrigada amigos, colegas e alunos!

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