Culturaqui

Aconteceu neste final de semana na Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas o movimento cultural idealizado e organizado pela equipe CATAVENTO (Fernanda, Lucilene, Ronie e Tatiana): CULTURAQUI!

Tivemos o privilégio de contar com grandes parcerias, inicialmente a Secretaria Municipal de Educação, que viabilizou todos os recursos para a realização deste; contamos com a contribuição da Coordenadora de Projetos de Extensão do Curso de Teatro da UFPel, a conterrânea e amiga, Vanessa Caldeira Leite, que trouxe um grupo acadêmico, os oficineiros, para as oficinas de teatro, dança, e as duas esquetes de teatro, ANTÍPODAS e Enfim, sós! Além do contato com o estudante de Artes Visuais Guilherme Nunes que realizou oficina de Grafite e presenteou a escola com um grafite na fachada, uma figura colorida, alegre e leva o nome da escola; outra parceria foi o Teatro Origens, da Escola José Bernabé de Souza, coordenado pela professora Darcymeri Moraes, além de participar da oficina de teatro, apresentaram uma esquete, “ Velha surda” e a tarde realizaram recreação infantil para as crianças que participaram do evento.

À tarde a pintura facial infantil realizada pelas acadêmicas de Artes Visuais Anieli Martins e Nauita Meireles, que não pintaram somente as crianças, logo, logo, jovens, adultos inclusive os professores aderiram à proposta. As crianças aguardavam para entrar no castelo encantado, encantado mesmo! Um ambiente cuidadosamente preparado pela professora Vanda Eliéver, Nauita, Anieli, professor Ronie e sua esposa Márcia. Lá as crianças escolhiam uma fantasia, faziam fotografia e entravam no mundo mágico dos contos de fadas, contados pelo professor Ronie, Professora Valdete e a encantadora Luzia Martins. Enquanto lá fora Guilherme concluía o imenso grafite.

Um querido colega e amigo, o professor Paulo, muito cedo abraçou o projeto e desenvolveu uma oficina de artes visuais. Uma sala repleta de tintas,pincéis e papéis coloridos, o professor Paulo Gonçalves realizava a oficina CATAVENTO, tão logo concluíram o pátio da escola ficou repleto de coloridos cata-ventos.

Culturaqui sem cinema seria uma falha, considerando que ano passado a escola desenvolveu 3 curtas no projeto da Secretaria de Educação e Cultura. Para que a ideia se concretizasse contamos com a contribuição da assessora de imprensa da prefeitura, Simone Vara, através de contatos com amigos da produtora de curtas Moviola, trouxemos o MARCOVALDO,premiado recentemente no concurso de curtas sobre meio ambiente em Fernando de Noronha; para apresentar o filme recebemos Chico Maximila, trouxe a discussão temas sobre preconceito, meio ambiente e cinema na escola.

Entre as atividades paralelas, tínhamos Mostra fotográfica CATAVENTO, dividida em quatro temas: Lugares ( mostra de onde vem nossos alunos) Meio Ambiente (o cuidado e o descuido desses lugares) Poéticas( fotografia/arte) Encontros ( encontros com alunos e comunidade GVM), Mostra Cultural de trabalhos dos nossos alunos, Mostra Consciência Negra e a Praça da alimentação organizada pelos alunos da 8ª série.

Para encerrar o grande dia fomos agraciados com a apresentação musical da professora de história Tatiana Pastorini, que tocou teclado e o nosso coração, trazendo a música ao longo da história, desde o período medieval até os Beatles, apresentando ainda a aluna Gabriele, formanda da 8ª/2010.

Finalizamos a noite com entrega de certificados e a degustação dos doces produzidos por alunas da Totalidade 6, funcionária e professoras do EJA, que consta do projeto SABOR GVM cujas receitas podem ser acessadas no blog da escola HTTP://gvmcatavento.blogspot.com

Nenhum de nós consegue as coisas mais importantes sozinho, somente através de parcerias é que podemos fazer um mundo melhor... CULTURAQUI é a prova disso! Certamente atingimos o objetivo e marcamos positivamente nossos alunos com arte, cultura e inclusão. CULTURAQUI aconteceu porque recebemos o apoio de muitos colegas professores, direção e funcionários, sem eles seria impossível. Obrigada a todos em nome do grupo CATAVENTO.

Fernanda Botelho

Comentários

  1. Fico emocionada ao ver tanta coisa maravilhosa sendo feita por esse maravilhoso grupo de colegas do blog catavento,não poderia ser diferente vindo de pessoas que realmente gostam do que fazem e que são extremamente comprometidas com a educação!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, parabéns, parabéns... Que bons ventos movimentem sempre esse catavento...

    ResponderExcluir
  3. Queridos colegas, mais uma vez...é um prazer trabalhar com vocês.
    Muitas horas de planejamento...momentos de angústia e correria, mas o que de fato importa são os objetivos alcançados.
    Cada momento foi mágico.
    A satisfação dos nossos alunos, evidenciada pelo sorriso estampado em seus rostos...fez o cansaço desaparecer.
    Sou grata por sua parceria.
    Agradeço a todos os nossos colaboradores, sem os quais não teria sido possível a realização do evento.

    ResponderExcluir
  4. Descrevi todas as parcerias que contribuíram para a concretização de mais um projeto CATAVENTO... mas faltou falar a vocês meus amigos "sonhadores"... Agradeço por cada momento que estivemos juntos pensando, trabalhando, sonhando e transformando possibilidades em realidades. Estamos finalizando mais um ano letivo... espero que em 2011 estejamos JUNTOS e cheios de idéias e projetos para nosso CATAVENTO continuar em movimento...
    Lu, Taty e Ronie...Admiro muito vocês! OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário