Olimpíadas de Língua Portuguesa 2010 - II


TEMPOS BONS E AO MESMO TEMPO DIFERENTES

Meu avô era ferroviário,morava no bairro Orqueta; ruas que quando chovia as casas eram tomadas pelas enchentes.

O chão era de terra e ruas peladas de casas. Perto dali uma ponte que atravessava rios e trazia alegria. Trilhos que sustentavam trens e trabalho para a comunidade pedrosoriense. No tempo de descanso os homens se reuniam e faziam peladas no campo ao lado dos trilhos - onde era o antigo campo do Esporte Clube Ferroviário- hoje cortado pelos trilhos do trem.

Antigamente o verde era maior que as casas. Na minha rua o apito do trem era comum, e divertia os moleques que tentavam fazer corrida com ele. Em seguida cansavam, mas aquilo tudo era motivo de risadas e alegria.

Pedíamos para nossos pais, avós etc... para ir tomar banho no rio que ficava logo abaixo de nossas casas...

Mas nossa vida não era só brincar, tínhamos que ajudar nossos pais em casa. Mesmo assim tínhamos muitas alegrias em Pedro Osório. Lembro também que Cerrito e Pedro Osório eram uma cidade só e que nossa cidade teve outros nomes também.

Meu avô jogava no time do Ferroviário que existe até hoje, mas os jogos de hoje não são como antigamente, pois antes a mulherada brigava e fazia provocações para a torcida feminina do time oposto e por aí voavam sapatos, bolsas e brincos

Nossa casa se agachava e no fundo do pátio uma enorme horta aflorava. Olhávamos as novelas em minha casa e nos comerciais desligávamos a televisão e marcávamos alguns minutos e ligávamos a TV novamente e bem na hora começava a novela de novo, tudo para economizar energia.

Nossos namoros eram na sala de casa com horário marcado. Era tão engraçado...

Hoje em dia os costumes mudaram, os lugares não são como antes e só as lembranças ficam na memória.




Aluna: Caroline Ioste da Silva

Turma:71

Gênero: Memórias literárias

Professor: Ronie Von Rosa Martins

Comentários

  1. Verdade Caroline.São outros tempos ,outros costumes ,outras pessoas.Mas a Pedro osório é a mesma terra .Amada por cada um que nasceu ai e mesmo para aqueles que por um motivo ou outro teve que sair dai. Alçar voo por outros pagos , na maioria das vezes em busca de oportunidades, de sobrevivência mesmo.Teu texto me levou numa viagem linda!!..o trem os trilhos,a orqueta,bairro Brasília, os ferroviários......"Minha terra , minha gente"..Meu avô amado ,"Um ferroviário"um ser humano fantástico.Beijo aluna querida sucesso sempre!!! saúde, felicidade!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário