Arte da fotografia


Nossos fotógrafos

Os alunos da turma 81/2010 ao estudarem fotografia, na disciplina de Arte, realizaram uma pesquisa sobre os fotógrafos de nossa cidade, com o objetivo de conhecer e valorizar o trabalho desenvolvido por esses profissionais. No dia da apresentação os fotógrafos Pedro Ferreira e Rodrigo Netto, num gesto de generosidade, foram até a escola enriquecendo assim o trabalho dos alunos.

Agradeço à todos os fotógrafos pela atenção dispensada e a valiosa contribuição na construção do conhecimento de meus alunos.

Maria Fernanda Botelho



RODRIGO NETTO DA SILVA: Assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Pedro Osório

Grupo I (Elenice, Gabriele, Marcia, Ianca Veridiana e Juliana)


A fotografia entrou em sua vida quando foi morar em Uruguaiana e não tinha noticias nem fotos de Pedro Osório então juntamente com algumas pessoas daqui criaram o site www.pedroosorio.net onde todos ficam informados dos últimos acontecimentos ocorridos em nossa cidade.




Ele também diz que a fotografia hoje é um de seus maiores prazeres, mas não se considera um fotógrafo profissional. As fotos preferidas são; Esporte e Paisagens.






EUNICE VELLAR: Studio Fotográfico Objetiva

Grupo II (Tamara, Jéssica, William, Nayarah )


Em determinado momento de sua vida decidiu encontrar uma profissão que realmente gostasse, independente se fosse lucrativo ou não. Um teste vocacional indicava algo relacionado à arte , gostava de artes cênicas, dança, música, cinema, vídeo, arquitetura, publicidade, propaganda, desenho industrial, mas nenhuma ela teria acesso porque não havia concluído o ensino médio.

Como é uma pessoa muito “inventiva” concluiu que a fotografia seria o ideal, poderia aprender sozinha, independente do grau de escolaridade. Estudou apostilas e livros, e depois de vários meses conseguiu emprestada uma Pentax manual e testou suas habilidades. Os resultados foram notáveis, havia aprendido com êxito.

Gosta de fotografar eventos, fotos em movimento, paisagens e natureza, o Rio Piratini ou um detalhe da areia, que ela chama de textura. Prefere fotografia em cores e sobre a relação arte e fotografia conclui: ”fotografia sem arte é como uma simples figura sem alma.”




KELEN OLIVEIRA: Fotógrafa do estúdio Digifoto

Grupo III (Daniel, Simão e Wiliam )


A fotografia surgiu em sua vida quando seu irmão era bebê e ela queria fotografá-lo, na mesma época surgiu a oportunidade de comprar um estúdio, e já fazem 10 anos que está neste ramo. Gosta de fotografar bebês, meninas e eventos. Para ela fotografia é arte, porque cada um tem seu estilo e assim como para pintar um quadro ou para fotografar é preciso inspiração.

Quando perguntamos se preferia foto em P&B ou colorida, respondeu que: Fotografia em P&B parece ser mais artística, passa um ar de antigo, de lembrança, pode caracterizar romantismo ou sensualidade, mas diz que algumas fotos ficam melhores coloridas; também gosta muito de misturar colorido e P&B.



ANGELITA VIEIRA : Foto Correa

Grupo IV (Maira, Kauana,Vitória e Leonardo )

Embora Angelita atualmente não esteja exercendo a profissão de fotógrafa, ela contou para o grupo a experiencia da fotografia em sua vida. No período em que trabalhava na Claro, havia um laboratório fotográfico ,que posteriormente tornou-se estúdio, então fez um curso de fotografia em Pelotas com o objetivo de especializar-se. O prazer de exercer a profissão surgiu quando começou a fazer fotos infantis no estúdio e externas.

Segundo Angelita, fotografia é arte, pois nela expressamos os nossos sentimentos, e a interpretação de quem olha a fotografia; também no trabalho existe a possibilidade de transformação e retoque, permite colocar nossa arte na fotografia. Prefere fotos coloridas acredita que expressam mais vitalidade e as pessoas podem captar os sentimentos. Concluiu dizendo: o melhor da fotografia é a lembrança de vida que há nesse tipo de arte”



PEDRO PEREIRA FERREIRA: Estúdio FOTO FERREIRA, Jornal Tradição, Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cerrito

Grupo V (Lucas, Gustavo, Peter e Tiago)




O Fotógrafo Pedro Ferreira aos 17 anos trabalhava de entregador de fotos e atendente de balcão. Quando a loja fechou, em 1993 abriu seu primeiro estúdio na cidade de Jaguarão , realizou alguns cursos e percebeu que esta seria a profissão de sua vida.



Para Pedro a fotografia é uma arte e cada fotógrafo tem um estilo próprio; tem a preferência por fotos de estúdio e a macro fotografia. No ano passado uma fotografia de Pedro ficou conhecida em muitos estados e até no exterior, pois foi a foto utilizada na arte do selo dos correios em comemoração ao cinquetenário de Pedro Osório.


Comentários