Impressionismo



O Impressionismo, movimento das artes visuais ocorrido no final do século XIX, provocou uma profunda mudança no modo de representar a natureza, os artistas saíram de seus ateliês em busca das impressões e sensações visuais do momento, pintando ao ar livre; exploraram a cor , os efeitos da luminosidade e a variação da cor em relação a luz ao longo do dia, surgindo assim uma pincelada rápida, fragmentada e justaposta para registrar o instante porque ele jamais se repete.

Obra de Monet- lago das ninféias





Com o objetivo de experienciar a pintura ao ar livre, os alunos da turma 81/2010 foram para a Praça da Avenida Tiradentes, em frente à escola, onde desenvolveram produções visuais utilizando cores primárias e secundárias com pinceladas ao estilo impressionista através da observação da natureza.


Comentários extraídos dos diários de bordo dos alunos em relação à pintura ao ar livre: “Fizemos um trabalho na rua, olhávamos para um local e pintava. Foi muito legal, pois estávamos no meio da natureza, ao ar livre. Eu gostei e me diverti muito.” (Kauana)

“Não tem momento melhor do que apreciar a natureza... e como estávamos pintando, aquilo nos estimulou muito. Foi em meio à natureza que saiu nossa inspiração.” (Christiele)

“Achei maravilhoso o trabalho da pintura, deixei registrado em uma folha uma paisagem que no futuro não será mais assim.” (Tamara)

“Para mim foi muito bom sair para fazer uma pintura no estilo impressionista, gosto de pintar.” (William Moraes)

“Aquele dia que a gente fez o trabalho de pintura foi ótimo, porque sentimos que somos capazes de pintar o que a gente vê, expressando nossa criatividade e imaginação.” (Veridiana)

“O trabalho de pintura foi aprender a trabalhar com a luz na paisagem.” (Peter)

“Saímos para tentarmos pintar algo parecido com a pintura impressionista, fomos para a praça e fizemos o melhor de nós.” (Leonardo)

“O dia da pintura foi bom porque eu me senti meio artista.” (Lucas)

“Eu achei interessante por notar tudo que estava ao nosso redor e a nossa visão através da pintura.” (Elenice)

“Foi tri legal pintar na rua, é outro ar, é outra coisa... Parecia que tínhamos voltado à infância, eu adorei o trabalho.” (Nayara)

“A pintura ao ar livre foi muito interessante, pintamos bastante e os trabalhos ficaram muito bons.” (Daniel)

“ Aprendi que temos que desenvolver um tipo de sensibilidade para usar o pincel, aprendi que tenho um bom ponto de vista, mas não consegui demonstrar no papel, fiz uma árvore com pequenas pinceladas conforme a professora disse." (Ianca)


Produções visuais dos alunos da 81/2010:



Certamente as dificuldades de uma aula de pintura ao ar livre, como acomodação, distribuição e organização de materiais, suporte e orientação de pintura, foram superadas pelo entusiasmo dos alunos e pela experiência que a pintura proporcionou a eles.
Maria Fernanda Botelho.



Comentários

Postar um comentário