Trabalho de Geografia: Arapan

Arapan – zona rural

O assentamento Arapan foi criado por grandes nomes como Banco da Terra, NDA, governo federal e estadual, prefeitura municipal de Pedro Osório e INCRA. Grande parte dos seus agricultores antes de fazer parte dessa associação já trabalhava com agricultura. Todos foram sorteados para participar desse lugar que é situado na zona rural do município de Pedro Osório. É formado por aproximadamente 33 famílias agricultores. Sua área faz divisa com Palma (interior de Arroio Grande), Santa Isabel, Nova Pedro Osório e Matarazzo. A intenção do projeto é de fazer grande agricultores, mas apesar disso a nossa zona rural apresenta serias dificuldades.


As principais dificuldades da nossa zona rural

- Financiamento.

- Destruição de casas devido a temporais.

- Falta de água encanada e má distribuição.


Condições do Assentamento

São poucas as condições que temos adquirido, mas é o que deixa a zona rural ainda em pé.

Reformas de casas, pastagens, transporte escolar aos filhos dos agricultores, escola para os alfabetizados, união da prefeitura e secretaria da agricultura, trabalhando junto com os produtores, açudes e tratores essas são algumas das condições que são oferecidas para a zona rural de Pedro Osório no assentamento Arapan.

A Arapan tem sua atividade na policultura, diversas plantas e diferenciada por sua plantação principal:o milho oferecido ao gado leiteiro, o índice de plantação na Arapan chega a quase 70%


Principais plantações

Milho, feijão, batata inglesa, abóbora, melancia, eucalipto, pastagens como trevo, aveia e milheto.


Atividades de trabalho

Plantação.

Criação de gado, porcos, galinhas.

Leiteria.

Essas são as atividades de trabalho da grande parte dos associados da Arapan.


Índices

Assalariado

Analfabetos

Plantação

15%

23,3%

150% por hectare

Peter Pedroso dos Anjos- Turma 81/2010.



Comentários

  1. Vitória Brandao de Castro26 de maio de 2010 às 09:01

    Eu achei super legal esse trabalho porque assim podemos ver as qualidades dos bairros e os defeitos a falta de estrutura e as dificuldades que os moradores passam.
    Como não conhecemos o Arapan esse trabalho foi uma oportunidade de ver como é.

    by:Vitoria Brandao de Castro

    ResponderExcluir
  2. Po ficou legal peter pq é dificil fazer da zona rural.....heheheheh adorei...

    ResponderExcluir
  3. Isso é incrivel!!!!!!!!
    ter com seguido desenhar essa zona urbana
    se fosse eu nao conseguia desenhar

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho! Alunos conhecendo o lugar, percebendo o lugar como seu,desenvolvendo um olhar crítico... mas afetuoso.

    ResponderExcluir
  5. nem tudo sao mar de rosas na arapan nao ten tanta area em produçao nao sei porque pesoas ensisten em retratar ocontrario da realidade leo

    ResponderExcluir
  6. leonardo decrescenzo17 de maio de 2013 às 23:46

    ainda continuan a postar inverdades e divulgasoes mentirosas sobre o mar de rosas arapan inclusive a reportagen de 2011 q nelson arter esteve por la porq fasem questao de nao mostrar a real situasao da arapan q so e usada em nome para as siglas partidarias q tem o poder adiquirir maquinarios usando o nome dos agricultores como forma de sencibilizar o governo asim e barbada detonar com o pronaf dos agricultores em horas maquinas q nunca chegan em hora de plantio obrigado pelo espaso aberto no cata vento etanbem a criansada da arapam q nunca perdem a esperança lutaremos senpre por eles q sao nosos maiores valores leonardo decrescenzo

    ResponderExcluir
  7. Senhor Leonardo Decrescenzo, o trabalho aqui apresentado foi realizado por uma das crianças que em algum momento acreditou no Arapan. Não existe visão política alguma, apenas uma identificação espacial do local onde esses alunos moravam na época em que o trabalho foi feito. No entanto, seus comentários estão aqui registrados.
    Grata!
    Tatiana Pastorini

    ResponderExcluir

Postar um comentário