Nosso Grito

Ao final do século XIX, em meio à grande crise da sociedade européia, surge o movimento artístico denominado Expressionismo, que traduz todo o sentimento de angústia, depressão e sofrimento do homem naquele momento; o lado mórbido e doentio da sociedade é revelado através da arte. Uma das principais obras desse período é “O Grito”.

O Grito é uma pintura do noruegês Edvard Munch, datada de 1893. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial. O pano de fundo é a doca de Oslofjord (em Oslo) ao pôr-do-Sol. O Grito é considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural, a par da Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grito_(Edvard_Munch)


Durante o estudo do movimento artístico Expressionismo, os alunos da turma 81/2009, desenvolveram a leitura da obra "O Grito", refletindo sobre os medos e angústias da sociedade contemporânea. Produziram frases e fixaram nas paredes (a violência norteou todas as frases) e a seguir, convidaram todos que estavam na escola para serem fotografados em frente ao painel com a expressão de pânico, produzindo a releitura da obra estudada.


Produção visual:Releitura de "O Grito"

Alunos da turma 81/2009 - E.M.F. Getúlio Vargas



Maria Fernanda Botelho

Comentários

  1. Belo trabalho... o "grito" ainda é uma forma de se fazer ouvir e mostrar nosso rosto transtornado com as "realidades" da sociedade.

    considerem o meu "grito" também parte desse mural de pessoas que são apanhadas pelo "inusitado" e que como resistência rasgam a garganta, o corpo e a mente em silêncioso e "sonoro" grito.

    ResponderExcluir
  2. O grito é uma forma de libertação... mesmo que não seja ouvido...
    sofrimento,angustia é o grito sufocado...

    ResponderExcluir
  3. muito legal o trabalho...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela ideia... Muito boa!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário