Lead India - Atitude (Língua Portuguesa)






REDIGINDO IDÉIAS
Aula de Língua Portuguesa/2010
Turma de Sétima série








Com a proposta de fazer a turma pensar os problemas sociais e a questão da liderança e atitude em frente a problemas sociais, o professor propôs aos alunos que assistissem ao filme Lead Índia encontrado no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=0RcJn5cyC9Q , no Youtube, site que disponibiliza um grande acervo de vídeos de todos os gêneros e gostos.


A proposta do trabalho se dividia em duas etapas: a primeira abarcava a idéia de fazer com que os alunos descrevessem de forma prática e clara o que acontecia no filme. Uma descrição dos fatos, pessoas, acontecimentos... Exercício de observação minuciosa do ambiente... Possíveis comparações com a realidade brasileira. Já em um segundo momento, os alunos deveriam pensar sobre o filme de forma subjetiva, refletir sobre as idéias, intenções e opiniões do filme e a partir daí, redigirem um texto comentando, agora não mais o fato em si, sua materialidade, mas a significação, o sentido, os signos que envolviam toda a temática e proposta do filme.



Aqui vão alguns resultados do trabalho.




Eliara: O filme me deixou a idéia de que sem companheirismo ninguém vai longe. É preciso força de vontade e atitude.

Muitas vezes as pessoas sofrem indiferença também, temos que ter união, amizade e muito mais. A pessoa não pode ser fraca. Tem que ter mudança. As pessoas têm que acreditar em si mesmas, têm que lutar com alegria. Não podem olhar para frente e pensar (apenas) na dificuldade de passar por obstáculos, porque às vezes pode se mais fácil que imaginamos ir além.



Jonathan B Cunha: Eu acho que as pessoas têm que mudar. Porque com atitude e com força de vontade as pessoas conseguem mudar de vida. Não podemos ser fracos e sem vontade, não conseguiremos nada assim. Mas com força, união, companheirismo e com amizade as pessoas conseguem mudar de vida.

Com força de vontade e com união as cidades e as pessoas vão ser melhores porque com todos unidos tudo vai dar certo.



Nefersom Silva: Esse filme me passou uma idéia de mudança, força de vontade, muita crença e atitude.



Sabrina G.: O filme passou a idéia de que: O poder oficial não é nada; governo e política. Que as pessoas dever ter atitude, força de vontade e crença. Mudar. Se não vão ficar fracas, irresponsáveis, individualistas e não vão ser nada. Com amizade e juntos fazemos a diferença!



Kethelen Canals: O filme passa a idéia de que às vezes nós olhamos o poder oficial e pensamos que sem eles nós não somos nada, mas na verdade só não somos nada quando nós nos consideramos nada.

O poder oficial acha que são o dono do mundo, que podem tudo, mas na verdade eles não são nada sem nós. O povo. Os pobres sempre são unidos, tem força de vontade, sonhos e crenças. Acreditam que um dia vão melhorar.



Amanda Nunes Soares: Contando sobre o filme: O filme que eu olhei se passa na Índia a cena mostra bastantes pessoas paradas, carros e tem algumas pessoas que estavam apavoradas porque tinha uma árvore (caída) no meio da estrada.

Um gurizinho chegou perto da árvore e viu agachou a cabeça e pensou um pouco. Largou a mochila e tentou tirar a árvore do meio da estrada e logo em seguida começou a chover e apareceu um monte de criança para tentar tirar a árvore, aí as pessoas que estavam vendo resolveram ajudar os meninos. Eles conseguiram, parou de chover e os carros, ônibus, bicicletas e motos passaram.







Obs: Os textos dos alunos são publicados com um mínimo de ajustes .
Professor Ronie Von Rosa Martins

Comentários

  1. Genial!!!Bem ,está mesmo mais do que na hora de percebermos que de nós depende nossa felicidade e um mundo melhor e que principalmente os políticos não são ninguém sem nós...Mais um vez, parabéns aos alunos e ao professor que propõe um trabalho capaz de desenvolver o espirito critico e o questionamento aos alunos."Solidariedade"também estimula o crescimento e afasta obstáculos...sucesso!!!! abraço...

    ResponderExcluir
  2. Atitude... sempre fará a diferença!

    ResponderExcluir

Postar um comentário