História na visão dos alunos

O significado da história na vivência popular sempre despertou meu interesse, por isso, em 2006 fiz a seguinte proposta de trabalho aos alunos da 6ª série: - Escrever livremente sobre a concepção individual de história e sua relação pessoal com o tema. Observa-se que os referidos alunos não consultaram nenhum material de apoio e não tiveram tempo de estudar, pois foram pegos de surpresa. Portanto, aqui vão alguns resultados da atividade.
Tatiana Pastorini


Imagem:Arte rupestre representada pelo aluno Adriano Botelho Leivas 61/2006




"História é nossa vida, tudo o que acontece e fica para sempre. É como um livro que um escritor escreve, no caso a gente que escreve a nossa própria história todo o tempo. O tempo necessário para tornar uma grande história bonita que fica guardada para sempre no nosso pensamento. Eu e a história temos muitos momentos bons e legais. Encontramos muitas coisas legais como um amor, alegria, etc. A história acontece, passa e fica em comum. Sempre haverá história na nossa vida."

Andréia Eskasinki


" A história faz parte da nossa vida, porque a cada dia uma pessoa tem uma história diferente para contar. A minha vida faz parte de uma história porque história tem bem e mal, alegria e tristeza e então por isso, vivam a história mesmo se ela for ruim. No fim você verá que a história será de muita alegria e felicidade."

Jéssica Ribeiro


" A história é nosso cotidiano que hoje fica e passa para ontem. Parece que a nossa história não tem valor, que ninguém quer saber, mas não importa. Nós vivemos e isso basta para ser a história de amanhã. Eu e a história temos muito a ver porque nos encontramos todos os dias no caminhar da vida, em pensamentos e acontecimentos. Hoje é especial, pois depende disso a história do amanhã. Sem mim não existe história."

Juliane Belasquem


"História é tudo o que acontece agora e tudo o que fazemos ou deixamos de fazer. É o que aconteceu e de alguma forma ninguém esqueceu. Todos nós fazemos parte da história a partir do momento que começamos a tomar decisões, sejam elas importantes ou não. Não sei se o que eu faço vai virar história ou não, nem se eu sou importante. Só sei que pelo menos alguém vai lembrer de mim."

Patrícia Peres



" História é uma coisa que acontece em nossa vida todos os dias. Eu posso fazer a diferença na história porque muitas coisa acontecem na nossa vida."

Thiago Costa


"Eu acho que a história é saber como surgimos e como vivemos no passado a fim de descobrirmos quem somo no presente.Eu e a história fizemos parte um do outro, pois ela conta sobre meus antepassados e eu serei o estudo dela no futuro."


Edailson Xavier



Comentários