Tribos e Identidade Visual

“O que for semelhante, fisicamente, intelectualmente, emocionalmente semelhante, tende a atrair-se. Atraindo-se, agrupa-se e funde-se em entidades maiores.” (Fayga Ostrower)

Condições sociais, geográficas, interesses, circunstâncias e objetivos determinam a criação de grupos, gerando uma sociedade fragmentada; fala-se muito em tribos urbanas, uma infinidade de ideologias, marcadas pela necessidade de “ser diferente”, contrapõe à necessidade de agrupar-se para “ser igual”. Em algumas tribos existe um rigor de regras, leis e conduta, em outras nem tanto... Entretanto todas passam por um processo comum, uma identidade visual, uma marca, um código, uma visualidade que os identifique e os diferencie na multidão.

Em pequena escala podemos perceber a formação de uma tribo específica na escola, os formandos; a cada ano um novo grupo se une de forma dinâmica, abrindo espaços de trabalho, buscando integração com um objetivo comum, a conclusão do ensino fundamental e todas as oportunidades que o momento proporciona como festas, viagens, cerimônia, fotografias, convite e a camiseta.

A camiseta dos formandos é a identidade visual dessa “tribo”, percebe-se a satisfação e orgulho que cada um tem ao vestir a camiseta carregando o nome dos colegas, da escola, a frase que define o sentimento do grupo... Enfim a marca que a turma de formandos registra naquele ano e acaba por tornar-se uma preciosidade, guardada com carinho como um objeto mágico que concentra todas as lembranças daquela escola.

Fotos: 2006, 2007, 2008, 2009







Certamente muitas camisetas foram feitas nestes 50 anos de GVM, aqui temos o registro dos últimos anos... Participe com fotos de outras camisetas de nossa escola, envie para o nosso contato: gvmfrt@gmail.com

Comentários