O Projeto


Um projeto não é apenas palavras escritas, mas sim o conjunto dos sentimentos e atos que envolvem o processo do trabalho. Não é nada fácil atender às exigências que perpassam as trajetórias percorridas.
O primeiro requisito para que as metas sejam alcançadas é o desligamento do tempo regrado. Dias designados e horas propícias deixam de existir, qualquer momento disponível (ou não) é aproveitado. Uma proposta se transforma em missão.
Embasados em tais referenciais, lá fomos nós. Aventureiros em busca do desconhecido, munidos de câmeras fotográficas e ideias latentes. Inicialmente, três professores de áreas distintas: Maria Fernanda Botelho, Ronie Von Martins, eu...e por fim complementados pela professora Lucilene Barbosa.
Os lugares que percorremos em busca da essência cotidiana. As descobertas que fizemos através das imagens. A harmonia e o ritmo descontraído. Era como se fizéssemos parte de uma música executada em sua completa afinação. Uma prova de que áreas diferentes também podem falar a mesma língua: História, Arte, Português-Inglês,  e Matemática podem interagir entre si em perfeito uníssono.

Dias de planejamentos e decisões. Momentos que abrimos mão dos afazeres cotidianos. Períodos que deixamos de estar junto da família. Esquecemo-nos das horas de lazer e descanso. Sábados, domingos, feriados, tardes e noites, folgas trabalhadas e muito mais. Não foi nenhum sacrifício.
Certo é que, em alguns instantes, a canseira se abateu sobre nós. Porém, a vontade de continuar e a experiência gratificante, nos motivou a continuar. Afinal de contas, todo o ato de criação é permeado por seus contratempos. Mas, acima de qualquer coisa: O ato de criar nos dá vida.
Quantos quilômetros andamos? Quantas horas perdemos de sono? Quantos dias nos dedicamos? Sinceramente, não importa. O trabalho voluntário é gratificante justamente por isso. É um ato de prazer que é coroado pela satisfação de alcançarmos o objetivo designado.

Tatiana Carrilho Pastorini Torres


                                                                                                                                                              


Comentários